domingo, 11 de abril de 2010

A Era da Comunicação... ou Não!



Telefone, telemóvel, Iphone, chat, redes sociais... e muitas mais são as possibilidades para comunicarmos... mas será que comunicamos mais... ou antes, será que as comunicações interpessoais têm mais qualidade?

Agora que me perguntas isso... olho à minha volta e a resposta é NÃO... mais quantidade de alternativas para comunicar, mas qualidade... essa NÃO existe!

Vejo separações e divórcios a acontecerem por essa razão;
Vejo relações baseadas em dinheiro, estabilidade, filhos... mas não em AMOR... porque o amor pressupõe comunicação... e as pessoas dizem coisas, mas já não conversam umas com as outras!

Pensam, dizem por trás, remoem... mas na altura de olhar para alguém e dizer o que lhes vai na alma... não sai nem uma palavra!
Depois... depois... é bem mais fácil enviar um mail, um sms e... para os que se dão mais ao trabalho, deixar um bilhete numa almofada a dizer: “Eu vou, mas não volto!”... é tão fácil!

São apenas letras, palavras, frases escritas... sem o olhar magoado, triste; sem as lágrimas quentes a escorrer pela face; sem ter de ouvir numa voz quase surda um “Não vás...” ou um “O que é que aconteceu?...” ou ainda um “Eu não entendo...”!

E pensando nisso...sinto-me DESAJUSTADA NESTE SÉCULO em que prevalece sempre a quantidade à qualidade! Sinto-me a EXCEPÇÃO, em vez da regra!

Eu adoro pensar, repensar, analisar, dissecar e depois... dizer coisas, falar e finalmente... mesmo CONVERSAR!
Conversar sobre o dia-a-dia... a actualidade; sobre música, cinema, teatro; sobre sofrimento, sobre amizade, sobre amor...

Mas gosto de fazê-lo com os meus amigos, os meus quase amigos, os meus conhecidos, a minha família... bem À MINHA FRENTE: ver reacções, gestos, olhares, sorrisos, raivas, lágrimas, arrepios...

...tudo aquilo que não se tem por mail, telefone, chat, telemóvel...

... tudo aquilo que no nosso século ASSUSTA mais de metade das pessoas... a incapacidade de aguentarem um sofrimento causado por elas próprias, por puro egoísmo... a incapacidade para assumirem os seus actos firmemente... a incapacidade para comunicarem!

Eu uso mails, chats, telemóveis, telefones e redes sociais... mas não sou apegada a nenhum deles, como bem sabes... e na altura de dizer algo REALMENTE IMPORTANTE é a mim, em CARNE E OSSO, que vais ver à tua frente! Aguentas?

E eu quero voltar a OLHAR PROFUNDAMENTE para os olhos de alguém e dizer um “Eu amo-te!”... não pensando que um dia terei de dizer, olhando para os mesmos olhos, um “Acabou!”...

... Mas se tiver de ser... assim o farei!

Este é o meu PRÍNCIPE MISTÉRIO!

1 comentário: